Temas especiais em cinema - Universidade Federal da Bahia (2012.2)
Objetivos:
Analisar as relações entre cinemas do “terceiro mundo”, aqueles produzidos em países da África e América Latina, tendo o Brasil como referência particular desse cinema.
Investigar as experiências de produção desse cinema como indicador do desenvolvimento desse lugar “mundo”.
Conteúdo programático:
Bloco 1 – Cinema brasileiro: traçando paralelos
Realidade e dominação
História do cinema brasileiro
Cinema: trajetória no subdesenvolvimento
O cinema do terceiro mundo
Bloco 2 – Modos de
produção: repensando padrões
Modos de produção dos cinemas da América LatinaPanorama dos cinemas africanos: o caso da Nigéria
Projeto Vídeo nas Aldeias - precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil
Conselho Nacional de Cineclubes - formação, acervo, memória
Bloco 3 – Cinema e
representação simbólica
A tela como espelho – o processo de projeção/identificaçãoA metalinguagem sobre o espectador e a identificação
Explanação sobre cultura e identidade
Representações da cultura – confirmação de estereótipos
Bloco 4 - Infames
empoderados - os heróis no cinema contemporâneo
Relações de poder em Foucault, as instituições e seus papéis
de vigilância e disciplina O cinema como campo de lutas e resistência
Diferenças entre o cinema novo e o cinema de retomada
Os anti-heróis contemporâneos
Bibliografia:
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contemporâneo: estética e
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Websites:
ANCINE – http://www.ancine.gov.br
Acontecendo Aqui – http://www.acontecendoaqui.com.br
SET ONLINE
– http://www.uol.com.br/setonline
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