Sobre a disciplina

Disciplina:


Temas especiais em cinema - Universidade Federal da Bahia (2012.2)


Objetivos:
 
Estudar o cinema brasileiro e sua importância como espaço formador de consciência crítica política e de ressignificação dos papéis sociais.
 
Analisar as relações entre cinemas do “terceiro mundo”, aqueles produzidos em países da África e América Latina, tendo o Brasil como referência particular desse cinema.
 
Investigar as experiências de produção desse cinema como indicador do desenvolvimento desse lugar “mundo”.  


Conteúdo programático:

Bloco 1 – Cinema brasileiro: traçando paralelos
Realidade e dominação
História do cinema brasileiro
Cinema: trajetória no subdesenvolvimento
O cinema do terceiro mundo

Bloco 2 – Modos de produção: repensando padrões
Modos de produção dos cinemas da América Latina
Panorama dos cinemas africanos: o caso da Nigéria
Projeto Vídeo nas Aldeias - precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil
Conselho Nacional de Cineclubes - formação, acervo, memória

Bloco 3 – Cinema e representação simbólica
A tela como espelho – o processo de projeção/identificação
A metalinguagem sobre o espectador e a identificação
Explanação sobre cultura e identidade
Representações da cultura – confirmação de estereótipos

Bloco 4 - Infames empoderados - os heróis no cinema contemporâneo
Relações de poder em Foucault, as instituições e seus papéis de vigilância e disciplina
O cinema como campo de lutas e resistência
Diferenças entre o cinema novo e o cinema de retomada
Os anti-heróis contemporâneos


Bibliografia:


BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e
cosmética da fome. In: ALCEU: Revista de Comunicação, Cultura e Política. v.8, n.15.
jul-dez/2007. Rio de Janeiro: PUC, Dep. de Comunicação Social. pp. 242-255.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. SP: Brasiliense, 2008, p.7a30

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In : O que é um autor? Lisboa: Passagens.1992. pp. 89-128.

GOMES, Paulo Emílio. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de janeiro: Paz e terra, 1980, p.85 a 101.

LEITE, Sidney Ferreira, Cinema Brasileiro: das origens à retomada, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

MELEIRO, Alessandra. Cinema no Mundo, vol. 1 África, SP:Escrituras, 2007, p.13 a 23.

MELEIRO, Alessandra. Cinema no Mundo, Cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercados. vol. 1 América Latina, SP:Escrituras, 2007, p.25 a 60.

MORIN,Edgar- O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Relógio d`Água, 1970.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. O cinema do terceiro mundo. Crítica a imagem eurocêntrica, multiculturalismo e representação, SP: Cosacnaify, 2006,  p.55 a 65/399 a 405.

XAVIER, Ismail. Corrosão Social, pragmatismo e ressentimento no cinema. Vozes dissonantes

no cinema brasileiro de resultados; Novos Estudos, CEBRAP 75, julho 2006

 Complementar:

BERNARDET, Jean-Claude. O Autor no Cinema, São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

______. Os caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Cia das Letras,

2009

BENJAMIN, W. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica - Primeira

versão. In: Obras Escolhidas V. I. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre

Literatura e História da Cultura. São Paulo:Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter – Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio

d`Água, 1992.

BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e

cosmética da fome. In: ALCEU: Revista de Comunicação, Cultura e Política. v.8, n.15.

jul-dez/2007. Rio de Janeiro: PUC, Dep. de Comunicação Social. pp. 242-255.

BAZIN, André. O Cinema - ensaios. São Paulo, Brasiliense, 1991CANCLINI, N. G.

Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro:

Editora UFRJ, 1995.

NAGIB, L. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo:

Cosac Naify, 2006.

____. O cinema da retomada - Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo,

Editora 34, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa

Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.

SHAVIRO, Steven. The Cinematic Body, Minneapolis: University of Minnesota Press,

1993.

XAVIER, Ismail. Humanizadores do inevitável, ALCEU - v.8 - n.15 - p. 257 - jul./dez.

2007.

_______. Corrosão Social, pragmatismo e ressentimento no cinema. Vozes dissonantes

no cinema brasileiro de resultados; Novos Estudos, CEBRAP 75, julho 2006.

______. O olhar e a cena – melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues.

São Paulo: Cosac Naify, 2003.

_____. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

_____. O cinema brasileiro dos anos 90. Praga, São Paulo, n. 9, jun. 2000.

_____. Alegorias do subdesenvolvimento São Paulo: Brasiliense, 1993.

____. A experiência do cinema: antologia. Trad. Marcelle Pithon. Rio de Janeiro : Graal/

Embrafilme, 1983

Websites:


Acontecendo Aqui – http://www.acontecendoaqui.com.br

Cine Nacional – http://www.cinenacional.com


Ministério da Cultura do Brasil – http://www.cultura.gov.br

Ministério das Relações Exteriores – http://www.mre.gov.br




UNESCO Brasil – http://www.unesco.org.br

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